sexta-feira, 6 de maio de 2016

Tudo novo de novo


Essa semana eu postei sobre o desafio atual da minha vida: trabalhar num cafe. Pra quem nao sabe, a busca por emprego no comeco desse ano foi dificilima!Foram 3 meses suados sem saber o dia de amanha.Pois bem.. no tempo certo e com muito esforco ele chegou.E da forma que eu menos imaginava.
Quem me conhece sabe que eu sempre trabalhei com atendimento ao publico.Seja vendendo, projetando, recepcionando ou organizando.O meu lance sempre foi fazer as pessoas se sentirem realizadas e confortaveis, ajudando elas no que for preciso pra que isso aconteca.Mas ate hoje, trabalhar com comida nunca fez parte desse processo.Eu tambem aprendi a ser rapida no trabalho, porque eu acredito que agilidade eh uma parte muito importatnte de um servico bem oferecido.Pois bem, com essas minhas habilidades acreditei que trabalhar num cafe nao seria la tao dificil ne?.. O que acontece eh que aqui em Dublin a gente acaba se despindo daquela  forma pronta, de quem achava que ja se conhecia como profissional.De repente, a pessoa aqui que vos fala, que trabalha desde os 16 e acredita ser uma profissional treinada, se sente como que no primeiro emprego da vida!
Claro que nem tudo eh diferente.E todos os backgrouds da vida te ajudam na hora de ''se virar nos trinta'' diante a uma nova situacao.Mas que eh desafiador, disso eu tenho certeza.
Primeiro que eu sou uma das pessoas mais desastradas que eu conheco no mundo. A questao de segurar uma jarra de leite no steamer nem que seja por 20 segundos sem poder derruba-la pra mim ja eh um desafio.E quando voce tem que memorizar pedidos de cafes em uma fila interminavel? cada um com as sua particulariedade (porque sim, existem 34526 tipos de leite, cafes sem cafeinas, chas descafeinados, com 1/3 de espuma e na temperatura que minha mae fazia la em Barbacena, por favor, obrigado) e nao.. a fila nao para.
Nao para pra pensar muito porque, pera!.. a espuma escorreu.Troca de copo e aproveita pra por o po  naquele cha ali que.. ops!a tampa do po abriu e derramou tudo na bancada.Gezuiz!Tem mais tres esperando.Bota as tres tampas de uma vez so e entrega com o seu melhor sorriso que eles vao perdoar a demora.Afinal.. todo mundo um dia tem que aprender, ne?
Uma das cenas mais engracadas foi quando meu chefe falou que eu ia aprender a preparar os paes e bolos pro proximo dia.Tudo muito facil!Praticamente tudo congelado, a gente coloca no forno, prestando atencao no tempo de cozimento de cada um e so prepara a massa dos muffins.Ahh.. ta de boa!(penso eu). Quem me ensinou foi uma funcionaria veterana do cafe. E praticamete todo mundo que trabalha la eh do leste europeu. Pessoas super focadas, rapidas e que nao tem como cultura a malemolencia e carater sonhador e que o brasileiro costuma ter. Com eles eh pe no chao e trabalho nas maos.Ok.. eu tmb costumo ser muito trabalhadora, mas ai entre a explicacao de como assar um croissant e preprarar a massa dos muffins eu pisquei, e quando eu vi ela ja tava tirando tudo pronto do forno.E eu JURO que tava prestando muito a atencao!Mas realmente nao consegui ver como toda aquela magica aconteceu! rsrs..
Na proxima semana era vez de eu preparar tudo sozinha.. la vai eu, pensando em qual forma colocava qual, quanto tempo.. pera, mas era esse primeiro, ta tudo bem eh so eu manter os olhos e.. puts!queimou.Beleza Aline, penso comigo, ainda da tempo de fazer outro... repito o processo, boto no forno e.. merda! fui tirar e o forno tava muito quente e AHHH.. CATAPLOFT!!Derrubei TODOS os muffins no chao! O tempo ta passando e caral** acabou a massa, tem que fazer de novo!FU** so tenho mais 10 minutos AHHH!!! Quero sentar no meio-fio e chorar!Mas nao, agora sou uma pessoa adulta (pausa pra aquele momento que a gente lembra dos realitys favoritos, neste caso Master Chef: o que a Paola me diria nessa hora?) Aline, respira, joga fora, limpa tudo e comeca denovo pela terceira vez!!Ok. Calma, concentracao, foco.O chefe sobe na cozinha pra saber da demora: Estou terminando de lavar a ultima forma e com tudo prontinho e embalado.Ufaaaa.. alivio! Claro que fui sincera e contei pra ele tudo o que aconteceu, porque sou dessas que conta sempre a verdade.Mas o fato eh que quando ele me encontrou o problema tava resolvido e eu tinha conseguido concluir a tarefa com sucesso, mesmo que aos trancos e barrancos (e soh Deus sabe, e inclusive deve ter dado muita risada, do quanto que eu corri que nem louca naquela cozinha).
E ai voce pensa.. Ahh!Pq eu pensei em desistir?E no outro dia acorda as 5 da manha, vai pro trabalhando pedalando no frio do djanho, mas contente por saber que vai ser mais um dia de receber desafios e aprender a vence-los. (e tmb, por saber que vai poder pagar as contas no fim do mes!rsrs)

A minha oracao continua a mesma: agradeco por ter saude e a oportunidade de viver tudo isso.
Que venham mais experiencias!E que eu nunca me esqueca que aprender eh bom.Porque eh isso que faz a gente manter os pes no chao.


Ps: Deculpe pela pontuacao.. eh que computador de gringo nao tem os nossos queridos acentos. :P




Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkk Muito bom seu texto. Continua a escrever que depois faremos um seriado com tudo isso! Love you! ;)

    ResponderExcluir